Ano da Misericórdia


A misericórdia é o caminho que une Deus e o homem

O Santo Padre, o Papa Francisco, decretou um Jubileu extraordinário do Ano Santo da Misericórdia, mas o que significa para Igreja um Jubileu ou Ano Santo?

A princípio, se faz necessário recordar que a celebração de um Ano Santo ordinário ocorre a cada 25 anos, o último a ser celebrado foi o Jubileu do Ano 2000, no qual naquela ocasião o Papa São João Paulo II abriu a Porta Santa para entrada do Terceiro Milênio. Ora, podemos nos indagar: se um jubileu é proclamado a cada 25 anos qual a razão de celebrarmos um jubileu antes de 2025? Acontece que o Santo Padre achou por bem proclamar um Jubileu extraordinário por meio da Bula Misericordiae Vultus (O rosto da misericórdia), pois segundo ele “– Há momentos na vida em que somos chamados de maneira, ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai.”

O Sumo Pontífice ressalta que a misericórdia nos Sagrados Evangelhos é apresentada como a força que tudo vence, enche o coração de amor e consola com o perdão. 

Deus é misericordioso! Na pessoa de Jesus é apresentado o rosto da misericórdia para toda a humanidade, todavia consiste em um agir Trinitário, do Pai que ama, do irmão (Jesus) que estende a mão e do Divino Santificador que apaga todo e qualquer pecado. 

A esse respeito, afirma Francisco: “perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar limites ao amor de Deus que perdoa.”.

Na ocasião do anúncio da proclamação do Ano Santo, no dia 13 de março de 2015 , em sua homilia o Papa Francisco justificou que esse jubileu significa que ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus e que a Igreja é a casa que acolhe todos e não recusa ninguém.

“As suas portas estão sempre escancaradas para que todos que sejam tocados pela graça possam encontrar a certeza do perdão. Pois, quanto maior é o pecado, maior deve ser o amor que a Igreja manifesta aos que se convertem.”

Esse Jubileu dará inicio no dia 8 de dezembro de 2015, ocasião esta, que celebraremos a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Na mesma celebração ocorrerá à abertura da Porta Santa realizada pelo Santo Papa na Catedral de Roma, a Basílica de Latrão. E em seguida será aberta a Porta Santa nas outras Basílicas Papais.

Essa celebração se estende também a todas as Igrejas particulares do mundo, ou seja, nessa ocasião o Bispo diocesano, abrirá a Porta Santa das igrejas principais a fim de que os fiéis ingressando por ela a cada dia, possam lucrar  as graças da indulgência durante o Ano Santo. O encerramento do Jubileu da Misericórdia ocorrerá no dia 20 de novembro de 2016 na Solenidade de Cristo Rei do Universo.

O Ano Santo é um tempo propício de conversão, reflexão e oração: somos todos pecadores, fomos todos feridos pelo mal do pecado, somos todos sedentos e necessitados da misericórdia do Pai. Por esse motivo a misericórdia é o caminho que novamente une o homem a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário